Padrões e recomendações para seu website
Publicado originalmente em http://www.marcocito.com.br/colunistas.php?cid=5 em 26/05/2007.
No artigo anterior falamos sobre o W3C, então agora é hora de conhecermos um pouco mais sobre esta entidade e qual sua relação com a qualidade de seu website.
O World Wide Web Consortium é uma entidade formada por representantes de cerca de 500 empresas ligadas a internet em todo o mundo. Seu objetivo declarado é "levar a web ao seu potencial máximo".
Na prática, o W3C é a entidade responsável pela elaboração dos padrões e diretrizes que devem ser seguidas pelos desenvolvedores que projetam soluções para internet. Linguagens como HTML, XML, xHTML e CSS, que são utilizadas no desenvolvimento de websites, dever ser utilizadas de acordo com as recomendações do W3C para garantir entre outras coisas sua compatilibilidade com todo o potencial da internet.
Isso quer dizer que, para o seu website atingir todo o seu potencial, é muito importante que seja desenvolvido de acordo com os padrões estabelecidos por esta entidade.
Para verificar se seu website segue os padrões de desenvolvimento, ele deve ser submetido a um processo que chamamos de validação, e que pode ser realizado online, com apenas alguns cliques. Quer fazer um teste? Acesse o seguinte endereço: http://validator.w3.org/.
Neste serviço de validação oferecido pelo W3C é possível checar se a linguagem de marcação de hipertexto em seu website foi utilizada de acordo com os padrões e recomentações da entidade. Basta visitar o link acima e digitar o endereço de seu website, que o serviço irá gerar um relatório contendo os eventuais erros ou alertas sobre a forma com que o site foi desenvolvido.
Quanto menos erros este relatório apresentar, melhor! Se o número de erros foi zero, significa que o site foi completamente validado, e está de acordo com os padrões.
Que tal testar alguns dos sites que você costuma visitar?

0 comentários